sábado, novembro 22, 2008

A Festa de Cristo Rei




Dando resposta ao crer, ao querer e à prática do Povo Cristão, com a publicação da Encíclica "Quas primas", de 11 de Dezembro de 1925, o Papa Pio XI instituiu a festa de Cristo Rei. Aquele Pontífice, em sua Encíclica, é taxativo ao afirmar: "Não podem, pois, os homens de governo recusar à soberania de Cristo, em seu nome pessoal e no de seus povos, públicas homenagens de respeito e submissão".
Nesta Festa, que amanhã celebramos, nós, os Católicos, depositamos aos pés de Jesus Cristo a nossa Fé, a nossa Esperança e a nossa Caridade, com o fim último de, um dia, virmos a pertencer ao Seu Reino de Paz, de Justiça, de Verdade e de Amor.
No Evangelho deste Domingo podemos ler as exigências de tal ambição: "Naquele tempo disse Jesus aos Seus discípulos:'Quando o Filho do homem vier na Sua glória, acompanhado de todos os Anjos, então há-de sentar-se no Seu trono glorioso. Todas as nações se reunirão na Sua presença e Ele apartará as pessoas umas das outras, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. Porá as ovelhas à direita e os cabritos à esquerda. O Rei dirá então aos da Sua direita: "Vinde, benditos de Meu Pai, recebei como herança o Reino que vos está preparado, desde o princípio do mundo. É que tive fome e vós Me destes de comer; tive sede e vós Me destes de beber; vinha de fora e vós Me recolhestes; andava despido e vós Me destes de vestir; caí doente e viestes visitar-Me; estive na prisão e fostes ver-Me'. Então os justos hão-de responder-lhe: 'Senhor, quando é que Te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e Te demos de beber? Quando é que Te vimos vir de fora e Te recolhemos, ou despido e Te demos de vestir? Quando é que Te vimos doente ou na prisão e Te fomos visitar? E o Rei lhes replicará: 'Em verdade vos digo: na medida em que o fizestes a um destes Meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes'.Então dirá também aos da sua esquerda: 'Afastai-vos...' " (Mt. 25, 31-46)
Estão a ver o reverso da medalha...
Ser Cristão foi, é e será uma exigência de Vida ao serviço dos outros. Tal exigência não coube no coração dos Judeus. Daí ao Calvário foi um passo. Tal exigência também não tem lugar no coração do homem contemporâneo. Assim, aí temos o Calvário em que crucificamos e somos crucificados, diariamente. Uns aos outros. E a solução está mesmo aqui... à mão: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei."
"Rock a my Soul!!!" (Spiritual)
http://uk.youtube.com/watch?v=UN9LLQxnusk&feature=related

Sem comentários: