quinta-feira, dezembro 04, 2008

A vantagem de ser Avô

A minha Filha nasceu em África e por lá viveu cinco anos. O meu genro, por força da condição militar do seu Pai, andou por lá também. Ficou-lhes "a veia". De maneira que, sempre que surge a oportunidade, "escapam-se" para lá. Quem me dera eu também voltar a viver a magia daqueles tempos!!! E não só pela idade. Aquele Continente, aquela gente marcam-nos para sempre.
Foi assim que, depois de um "se pudessem ficar com os netos", "nós gostaríamos de ir passar uns dias descanso(!!!)" etc. etc... poucos etc.'s, sem dúvida, mas com o "charme" de quem precisa e sabe que o sim é mais que certo lá se foram para o Senegal a gozar uma semanita bem quente, enquanto nós por cá ficávamos com uma das semanas mais frias dos últimos anos. Foi uma experiência muito boa. A Avó está muito perto dos gaiatos, ela de 12 anos e ele com 8. Fica muitas vezes com eles, atura-os, acompanha-os nos estudo e necessidades básicas, adormece-os a conversar com eles e com Deus. Por força da minha vida, até Agosto, aturar garotos todo o dia, ainda não me dispusera a passar por esta aventura de quase 24 horas, em cada dia, com os meus Netos mais velhos. Moram aqui a 1 km. Possuindo tudo o que lhe faz falta - e até sobra - "mudámo-nos com armas e bagagens" lá p'ra casa deles. Devo dizer que quase não deram trabalho. Só a "birra" dele, na última noite, com aquele frango do segundo golo do "nosso" Vitória na baliza do "seu" Benfica... Mas até eu ficaria assim... se não fosse o contentamento que senti... E não pude expressar!!! O miúdo ficou mesmo "desesperado". Até queria prolongamento e quase tive de me zangar a explicar-lhe, repetidamente, que levava um ponto e pronto!!! Para ele foi uma tragédia, que lhe dificultou muito o adormecer, conseguindo-o com muitos miminhos e palavras de conforto da Avó. Mas dei um salto enorme pelos outros dias. Sim, foram muito bons. Pela primeira vez gozei as delícias de ser Avô: abraços, beijos, conversas, massagens nas costas, refeições. Ajudando e recebendo o seu conforto, o seu carinho. Senti-os adormecer e acordar. Houve pedidos de ajuda ou de esclarecimento. Conversas normalmente simples e consoladores. De vez em quando um "chamar de atenção", Pela primeira na vida joguei "play-station". Claro, tinha de ser um Sporting-Benfica. Não tenham dúvidas que o meu neto me aplicou 3 "secos". "Engoli em seco", como não podia deixar de ser. Já manhã do dia 2 ia alta, quando regressámos à base, ansiando nós - julgo que eles também - que nos sejam dadas novas oportunidades de demonstrarmos que somos bons Avós, que eles são Netos mesmo muito bons.

3 comentários:

Papá do F I L I P E disse...

Agradecemos do fundo do coração terem sido pais e avós dos nossos filhos nessa semana.

Foi de facto interessante conhecer um pouco dum país de influência islâmica e recente francesa, com praias lindas (Saly), paisagens longínquas de baobas, gastronomia diferente no peixe grelhado(yassa e bissap), acompanhado de música étnica (kora) e popular (ex. Youssou N'Dour) distinta.

Obrigado Pais

Vanda RS disse...

...um avô que até Playstation joga com o neto! Que avós "p´rá frentex" !!!

Unknown disse...

Ainda bem que foi assim tão bom. Espero um dia poder ter essas belas experiências. Engulir os golos é que foi difícil hem!!!!