segunda-feira, novembro 02, 2009

No Jardim da República

Já lera e ouvira falar - bem e mal - do arranjo deste Jardim da nossa Vila que, em tempos, conheci quase em pormenor. Por três anos consecutivos, atravessei-o, diariamente, a caminho da velha escola. Bons tempos! Também por ali me sentei, enquanto os meus 2 filhos mais velhos brincavam. Um deles ali deu alguns dos primeiros passos. Faz-me lembrar ainda um quente dia de Julho, na minha pré-juventude, em que lá apanhei uma "grande decepção"... Nada que o tempo não curasse!
Mas vamos a factos. Visitei agora o nosso Jardim, na sua modernizada versão. De maneira geral, posso dizer que gostei do que vi. O piso está muito agradável - será que vai durar? - as árvores foram preservadas e estão cuidadas, os bancos são confortáveis, as vistas belas como dantes. Nestas não tocaram.
O aspecto que pode levantar-me mais reservas refere-se ao uso do "inox" na remodelação do que foi o "lago" central. Penso que pode ter sido equacionada a possibilidade de uso de materiais da nossa região. Sobretudo na cascata central, para mim, de belo efeito. De tal maneira que me sentei, virado para o centro, sem que a água me molhasse os sapatos. Já no que respeita aos bancos circundantes, penso que não seria fácil encontrar outro material em que se pudessem "retalhar" as belas figuras e cenas alusivas às gentes que, há muitos séculos, vêm ocupando e habitando as terras de Penamacor.
Almocei no restaurante que dá para o recinto. Em tão bonito ambiente, merecia melhor serviço. Sem profissionalismo bastante, nos dias que correm, há o risco de ver a cliente a voar. Mais para cima!!!
Voltando ao Jardim. Tendo em conta que eu não seria capaz de fazer melhor... direi que está bastante agradável e que as obras efectuadas melhoraram um equipamento nosso que se estava a degradar. Foi bom!

Sem comentários: