domingo, julho 25, 2010

Um diálogo de que gosto...

Livro de Génesis 18,20-32.
O Senhor acrescentou: «O clamor de Sodoma e Gomorra é imenso e o seu pecado agrava-se extremamente. Vou descer a fim de ver se, na realidade, a conduta deles corresponde ao brado que chegou até mim. E se não for assim, sabê-lo-ei.» Os homens partiram dali, e encaminharam-se para Sodoma. Abraão, porém, continuava ainda na presença do Senhor. Abraão aproximou-se e disse: «E será que vais exterminar, ao mesmo tempo, o justo com o culpado? Talvez haja cinquenta justos na cidade; matá-los-ás a todos? Não perdoarás à cidade, por causa dos cinquenta justos que nela podem existir? Longe de ti proceder assim e matar o justo com o culpado, tratando-os da mesma maneira! Longe de ti! O juiz de toda a Terra não fará justiça?» O Senhor disse: «Se encontrar em Sodoma cinquenta justos perdoarei a toda a cidade, por causa deles.» Abraão prosseguiu: «Pois que me atrevi a falar ao meu Senhor, eu que sou apenas cinza e pó, continuarei. Se, por acaso, para cinquenta justos faltarem cinco, destruirás toda a cidade, por causa desses cinco homens?» O Senhor respondeu: «Não a destruirei, se lá encontrar quarenta e cinco justos.» Abraão insistiu ainda e disse: «Talvez não se encontrem nela mais de quarenta.» O Senhor disse: «Não destruirei a cidade, em atenção a esses quarenta.» Abraão voltou a dizer: «Que o Senhor não se irrite, por eu continuar a insistir. Talvez lá se encontrem trinta justos.» O Senhor respondeu: «Se lá encontrar trinta justos, não o farei.» Abraão prosseguiu: «Perdoa, meu Senhor, a ousadia que tenho de te falar. Talvez não se encontrem lá mais de vinte justos.» O Senhor disse: «Em atenção a esses vinte justos, não a destruirei.» Abraão insistiu novamente: «Que o meu Senhor não se irrite; não falarei, porém, mais do que esta vez. Talvez lá não se encontrem senão dez.» E Deus respondeu: «Em atenção a esses dez justos, não a destruirei.»
Confio na Misericórdia do meu Senhor!

3 comentários:

Zé Rainho disse...

O Poder da Oração, em primeiro lugar. A Misericórdia infinita do nosso Deus.
A dissolução dos costumes não são de hoje são de todos os tempos. As Civilizações auto-destroiem-se e o Homem não se aprecebe que caminha para o Abismo, mesmo que ele esteja debaixo do seu nariz.
Apesar dos Homens que são Igreja e dela se servem e não a servem, é preciso continuar a acreditar no Poder na Trindade Santa, Pai, seu filho Jesus Cristo e o Divino Espírito Santo.
Foi bonito de ver na blogosfera uma reflexão sobre a destruição de Sodoma e Gomorra e a necessidade de continuarmos a pedir, porque é no pedir que se recebe e no bater que a porta se abrirá.
Parabéns.
Abraço amigo.
Caldeira

Maria Helena disse...

Professor,
Sempre a lembrar a bondade de Deus. Com o senhor vou lendo pedacinhos da Bíblia, cujo hábito não aprendi. Sempre há alguém para nos indicar o caminho.
PAZ, PAZ, PAZ!

Luísa Antunes disse...

O que mais me impressiona é como o discurso divino não conhecendo as emoções, concede por amor a justiça, serenidade e segurança a Moisés (ao ser humano). Tenho reparado que muitos grandes Mestres de outras religiões ou credos religiosos apresentam também esta contenção e bondade nos seus discursos: orientação para o nosso percurso de vida, eu acho.
Muito Amor para si.