domingo, novembro 04, 2012

1º Convívio de ex-combatentes no Ultramar

ALDEIA DE JOÃO PIRES, 27 DE OUTUBRO de 2012.
Tendo marcado como local de reunião o adro da igreja, a partir das 10 horas, ali foram chegando, de longe e de perto, de véspera ou no próprio dia. Disseram "pronto" 25 elementos da centena dos que foram mobilizados, uns poucos como profissionais, a maior parte por conta do Serviço Militar Obrigatório.
Associaram-se ao acontecimento a Paróquia, a Junta de Frequesia e a Banda Musical.
Às 11 horas começou a jornada com a celebração de Missa em sufrágio dos que já partiram, quer na frente de guerra, quer vítimas da idade e da doença; de acção de graças pelos sobreviventes e pelas famílias de todos.
A seguir à Missa, teve lugar a romagem de saudade ao cemitério e de homenagem aos que haviam partido, com deposição de uma coroa de flores no talhão dos Combatentes, junto aos túmulos dos militares ali sepultados. A Banda, sempre presente nos momentos importantes da vida da Aldeia, com o seu Mestre e um naipe de trompetes entoou o "toque a mortos" e "de alvorada", morte e ressurreição, o momento mais emocionante de todo o convívio. O Pároco, presente com o seu Povo, dirigiu as orações de circunstância e proferiu palavras de conforto para os ex-combatentes e famílias.
O almoço, servido em condições difíceis, no café restaurante a FONTE, foi do agrado geral, num esforço bem conseguido dos seus trabalhadores.
No fim do almoço, foi escolhida a comissão que irá já começar a preparar o convívio em 2013: António Romão, Fernando Serrano e Leonor.
Pela tarde, formaram-se grupos para recordarem mais os momentos bons da sua meninice e juventude na Aldeia do que para falar das desgraças da guerra. De salientar que de um mesmo tronco, os meus avós paternos, se juntaram ali seis netos e um bisneto, todos mobilizados em terras do Ultramar.

Sem comentários: