sábado, março 09, 2013

Pós "Dia da Mulher"... uma Mulher no Brasil, D. Ruth Cardoso, ex-primeira dama na Nação irmã...


A ex-primeira dama Dona Ruth Cardoso lançou sementes do Bolsa Família, quando persuadiu o Presidente Fernando Henrique Cardoso a criar a “unificação dos programas de Transferência de Renda e de combate à fome no país”, segundo Antony Hall .
Ruth Cardoso era antropóloga com doutorado na Universidade de Columbia nos Estados Unidos, tendo sido professora em faculdades americanas e inglesas. Portanto, sendo acadêmica e intelectual era respeitada, podendo se expressar com autoridade.
Foi a única primeira dama que saiu dos bastidores para se tornar uma importante figura pública. Sempre foi muito independente de Fernando Henrique; nem mesmo quis morar em Brasília. Hall diz ainda “O apelo carismático de Ruth Cardoso entre a classe média e a camada mais pobre da população se deve justamente à sua preocupação pela questão social”.
Em entrevista no programa de Jô Soares, comentou sobre o programa de  Comunidade Solidária, esclarecendo que a solidariedade é a consciência de que a sociedade é feita de várias partes que funciona em conjunto, transformando o ato individual de solidariedade numa consciência da coletividade.
Dizia que o governo precisava garantir e resolver problemas universais como saúde e escola pública. Portanto investiu nas parcerias e voluntariado, ocasião em que apareceram muitas ONGS para dar conta da demanda social. Estas organizações surgiram como proposta resolverem problemas das pessoas de baixa renda e de resgate do Artesanato de Raiz como Boneca  Esperança e Brinquedos; tais projetos consistiam em descobrir os talentos nos municípios rurais, formando pequenos grupos de pessoas que aprendiam a técnica de fazer uma boneca de pano ou caminhão de madeira com os artesãos remanescentes da área rural passavam a vender a produção nas cidades.
Ela teve a proposta de “organizar a comunidade, usando a sua sabedoria, suas armas próprias, aprendendo a se relacionar com o comércio se defendendo de explorações, se tornando autônomo”, diz Hall.
Muitos jovens entre 14 e 16 anos foram beneficiados com tais projetos, e outros como “cabeleireiros étnicos”  que aprenderam e continuam aprendendo a trabalhar sem precisar de longos cursos de três anos para ser cabeleireiro. ONGS dão acessórias ligadas ao movimento negro para tratar cabelo afro. Os jovens que gostavam de música e teatro também aprendiam esses talentos e se tornavam animadores de festa e de rua.  Estes são projetos criados no governo de FHC, que previam a inclusão social da grande comunidade brasileira através do projeto Comunidade Solidária.
Sob sua liderança o Programa Comunidade Solidária possibilitou o diálogo entre o Estado e a Sociedade, por meio de estratégias desenvolvidas pelo Conselho de Brasília chamado de “Rodadas” de Interlocução Política com a participação de 10 ministros de Estado e 21 membros da sociedade.Como resultado destas “Rodadas”, surgiu o incentivo ao Crédito Popular e a aprovação pelo Congresso Nacional da Gratuidade do Registro Civil e Regimentação do Trabalho Voluntariado.
Ela criou o programa Bolsas (para Universitários), Bolsa Escola, Juventude e Mercado de trabalho, Auxílio Gás, Brasil Jovem ( Agente de Desenvolvimento Social e Humano para jovens de 15 e 17 anos nas comunidades de baixa renda).

·         Bolsa Qualificação;

·         Seguro Desemprego;

·         Seguro Safra;

·         Aposentadoria e pensões rurais;

·         Beneficio de prestação continuada;

·         Renda mensal vitalícia;

·         Abono salarial;

·         PIS/PASEP;

·         Implantação de centros de juventude;

·         Fiscalização para erradicação do trabalho infantil;

·         Geração de ocupações produtivas para famílias de crianças atendidas pelo programa de erradicação do trabalho infantil.
Em agosto de 2003, o presidente Lula, sabiamente, pegou a sólida estrutura deste projeto de unificação das políticas públicas criando o Bolsa Família.
Aproveitei o momento do dia da Mulher da Mulher para homenagear Dona Ruth Cardoso e a cada mulher que no dia a dia da vida  está educando seus filhos, colaborando, voluntariamente com a sociedade em geral.
Estamos no momento de seguir os preceitos de solidariedade deixados por  Dona Ruth que percebeu a necessidade da colaboração individual de cada um para que o resultado coletivo ocorra de um modo eficaz e mais acelerado. Assim toda a sociedade ganha. Toda mulher está envolvida nesse processo solidário e educativo.
Parabéns Mulher de Vinhedo!
Parabéns Mulher da Região Metropolitana de Campinas.
Minha Estima!
Dr. Dario Pacheco

Sem comentários: